20/08/2017
Novidades
Home / Informações

Informações

“Guarujá” é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se na latitude sul 23º 59′ 18″ e longitude W (oeste) 46º 14′ 32″, a uma altitude de 4,27 metros. A população estimada em 2008 era de 304 274 habitantes. Possui uma área de 142,7 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2 076,94 hab/km². É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo.

Atualmente, o Guarujá é conhecido como a “Pérola do Atlântico”, devido às suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município.

Guarujá” é um termo de origem tupi que significa “senhor de pássaro”, através da junção dos termos gûyrá (“pássaro”) e îara (“senhor”).

 

  • Cultura
  • Diversão
  • Trilhas
  • Transporte / Como chegar
A cidade de Guarujá, situada na Ilha de Santo Amaro, foi visitada pela primeira vez no dia 22 de Janeiro de 1502 pelos exploradores portugueses André Gonçalves, Américo Vespúcio e suas armadas. Mais precisamente, essa visita ocorreu na parte ocidental da ilha, conhecida atualmente como Praia Santa Cruz dos Navegantes.
ESPORTES
As praias de Guarujá são cenários de grandes competições nacionais e internacionais de esportes de praia, principalmente vôlei e futebol de areia. Também merecem destaques os esportes de vela, travessia a nado, jet ski e principalmente o surf.

Tradicionalmente conhecida como palco do surf paulista, as praias de Guarujá oferecem formações de ondas ideais para prática deste esporte, desde amadores até profissionais, seja de bodyboard ou longboard. Ao longo das principais praias da cidade também é possível encontrar escolas de surf e um espaço histórico que é referência no Estado de São Paulo. As Praias do Tombo, Pitangueiras, Pernambuco e Branca são as ideais para prática de surf.

O Recanto do Tortuga, localizado no final da praia da Enseada, é um ótimo lugar para a pratica de esportes de vela e passeios de jet ski. Veículos com reboques descem ao nível da areia da praia, através de rampas exclusivas para colocarem as embarcações na água. A praia das Pitangueiras também oferece ótimos ventos bem no centro da cidade.

A Ilha de Santo Amaro possui uma imensa costeira rochosa com pequenas baías para aqueles que gostam do mergulho simples; com snorkel. Bons locais, com mar constantemente tranqüilo, são encontrados na praia do Guaiúba, na Ponta das Galhetas (praia das Astúrias), na praia do Éden, na praia do Mar Casado e na praia do Pernambuco.

Para quem é fã de escalada e rapel o Morro da Campina é o local ideal.

AQUÁRIO ACQUA MUNDO
Localizado na Praia da Enseada, o Acqua Mundo é atualmente o maior aquário de água salgada da América do Sul. Além da exposição da fauna e flora aquática o empreendimento também oferece oficinas temáticas, ciclo de palestras, atividades educacionais e acampamento noturno.
São mais de 230 espécies e mais de 8 mil animais em exposição divididos em tanques temáticos, de contato e espaços ao ar livre. Para acompanhamento das visitas há no local monitores e profissionais habilitados.
Todo o percurso do local é adaptado para cadeirantes. A estrutura do aquário ainda conta com um auditório com capacidade para 90 pessoas, onde são apresentados filmes científicos.
(13) 3398-3000
Av. Miguel Stéfano, 2001
Enseada

ESPAÇO HISTÓRICO DO SURF
Com visitação disponível de quarta a domingo das 9h00 às 15h00, o espaço histórico do surf possui um dos maiores acervos do Estado de SP e é frequentemente destaque na mídia esportiva nacional e internacional. A entrada é gratuita. No local também são oferecidas aulas de surf, inclusive para portadores de necessidades especiais.
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 357 – Pitangueiras/ Centro
(13) 3382-4462

TEATRO
Teatro Procópio Ferreira
(13) 3386-8987
Av. D. Pedro I, 305
Enseada

As TRILHAS de Guarujá têm as cores e os sons da Mata Atlântica: plurais, selvagens e envolventes. São caminhos que contam história, que trazem a natureza para perto e que emocionam tanto quanto os MIRANTES, com vista para alguns dos cenários mais vibrantes do mundo e que fazem você sentir-se bem no topo dele. E as ILHAS, rodeadas por águas que têm todas as cores do arco-íris e que são desbravadas por homens que mais parecem peixes, sussurram nos seus ouvidos todos os seus segredos. DESCUBRA!

Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
Trilha da Praia do Éden
Trilha da Praia Preta e Camburí
Trilha da Praia Branca
Trilha das Ruínas
Trilha do Conde
Mirante do Morro da Caixa D’Água
Mirante do Morro do Maluf
Mirante do Costão das Tartarugas
Ilha dos Arvoredos
Ilha da Moela

Os FORTES, FORTALEZA e PAVILHÕES de Guarujá têm o glamour e a nostalgia do passado. Enquanto alguns remontam ao século XVI, outro, o Forte dos Andradas, foi o último do gênero construído no Brasil, cravado nas pedras para resistir aos ataques daqueles que, além do mar, vinham do céu. E os PAVILHÕES DA MARIA FUMAÇA e DO CARRO FÚNEBRE DE SANTOS DUMONT, lembranças mais recentes e igualmente marcantes, encantam você pelos personagens que deixaram pegadas na história. EXPERIMENTE!

Forte dos Andradas
Forte São Luiz
São felipe – Forte do Itapema
Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande
Pavilhão da Maria Fumaça
Pavilhão do Carros Fúnebre de Santos Dumont

Situado na Ilha de Santo Amaro, ao largo de Santos e da Bertioga, o município dispõe de um conjunto de 27 praias, sejam isoladas e acessíveis apenas por trilha ou barco, e outras em áreas urbanizadas. Sua economia esta apoiada na atividade turística, e também possui atividade marítima de lazer, indústria, e uma intensa atividade portuária, conta também com movimento comercial em Vicente de Carvalho, que é o segundo maior da Região Metropolitana.

Um acesso ao Guarujá (Ilha de Santo Amaro) pode ser feito por balsas da Travessia Santos-Guarujá, que partem da Ponta da Praia em Santos. Na travessia são utilizadas 6 balsas que tem capacidade entre 12 e 72 carros. A capacidade da travessia é atualmente de 1500 carros por hora. A travessia entre Santos e Guarujá tem um dos maiores volumes de tráfego do mundo, são 28 mil veículos por dia, ida e volta, nos meses de novembro a março, o movimento chega a 35 mil veículos por dia.

Outro acesso é pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni que percorre a área continental do município de Santos, chegando a ilha através da Ponte do Monte Cabrão no Canal de Bertioga. Após o Canal de Bertioga, temos quatro entradas para a cidade. Uma é o Trevo da Vila Áurea. A outra é a rua Professor Idalino Pinez, mais conhecida como rua do Adubo, largamente utilizadas pelos caminhões que chegam e buscam o cais do Porto de Santos. A terceira é o Viaduto que atravessa a rodovia e os bairros de Morrinhos e Vila Zilda, fazendo a ligação com o Túnel em direção as praias da Enseada e outras. A quarta e mais importante entrada fica no fim do trecho sob jurisdição da Ecovias e da acesso direto à sede do município.

Pedestres podem aceder à ilha por via marítima, as barcas partem do centro de Santos com destino a Vicente de Carvalho, há barcas também na Ponta da Praia em Santos com destino ao outro lado do estuário.