26/09/2017
Novidades
Home / Guarujá / Guarujá é escolhido para receber Centro de Iniciação ao Esporte

Guarujá é escolhido para receber Centro de Iniciação ao Esporte

Guarujá foi uma das 263 cidades brasileiras selecionadas para receber uma unidade do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), uma ação de infraestrutura esportiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao secretário municipal de Esporte, Élson Maceió dos Santos, em solenidade na última terça-feira, 10, em Brasília.

O equipamento esportivo deverá ser construído na região de Vicente de Carvalho, na altura da Avenida Mário Daige, num terreno de 3.500m². A área a ser construída será de 2.750m² e terá quadra externa e arquibancada com capacidade para 177 pessoas. A área de apoio contará com setor administrativo, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

O valor estimado para a construção do Centro é de R$ 3,1 milhões, que será custeado integralmente pelo Governo Federal. O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado das grandes cidades brasileiras.

A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito comemorou a conquista: “Esse ano conseguimos colocar em pratica alguns investimentos na área do esporte. Fomos buscar esses recursos: conquistamos as obras do Estádio, a reforma do Ginásio Guaibê e agora o Centro de Iniciação ao Esporte. Um novo equipamento esportivo para a população de Guarujá, que tem como objetivo incentivar à prática em um território de vulnerabilidade social, além de ajudar na identificação de talentos e na formação de novos atletas. Temos atletas de ponta, com altos desempenhos em suas modalidades, mas para isso precisamos de equipamentos esportivos. E é fundamental o apoio do Governo Federal”.

Para o secretário de esporte de Guarujá, Élson Maceió ter sido selecionada dará a oportunidade de entregar a população de Vicente de Carvalho um equipamento esportivo e de alta qualidade. “Quando enviando a proposta para ser selecionada pensamos em erguer o complexo esportivo em Vicente de Carvalho devido ao volume de moradores naquela região. Nós temos o Guaibê, aqui no Santo Antônio e o Tejereba, na Enseada. A população de Vicente de Carvalho merecia há tempos um espaço esportivo”, disse.

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas, o Centro pode receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não olímpica. O CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O próximo passo do programa é a participação do Município no workshop Técnico, no dia 19 deste mês, em Brasília. “Estaremos lá para dar prosseguimento a tão importante conquista para a Cidade”, disse Élson Maceió, secretário de Esporte e Lazer de Guarujá.

 

A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.