19/10/2017
Novidades
Home / Onde ir / Atrações culturais / Os Mil Encantos do Guarujá

Os Mil Encantos do Guarujá

História e Belezas Naturais no Litoral Sul de São Paulo

Cidade de importância ecológica, histórica e militar, o Guarujá é um dos principais municípios do litoral paulista. A 84 km da capital São Paulo, está localizado na Ilha de Santo Amaro, terceira maior da região. Local de difícil acesso, a ilha demorou a chamar a atenção de empresários e turistas. Atualmente, no entanto, oferece uma das melhores estruturas do país, com vasta rede hoteleira, rotas gourmet e diversas praias e trilhas ecológicas. Com temperatura média de 24 C°, Guarujá atrai grande número de turistas e visitantes o ano todo. A mata atlântica é seu quintal, praias o jardim e uma cidade completa a sala de estar. Assim, a chamada “Pérola do Atlântico” surpreende em tudo e a todos.

História

O turismo sempre é o carro chefe do Município desde sua criação, em 1893. Apesar da chegada de uma armada portuguesa, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, em 1502, a Ilha de Guaibê (lugar de caranguejos), como era chamada pelos índios Tupi, ficou praticamente abandonada até o século XIX. Durante este período, devido ao difícil acesso e hostilidade indígena, a Ilha de Santo Amaro era habitada apenas por jesuítas e alguns pescadores e utilizada como esconderijo de negros contrabandeados. Na mesma época alguns fortes também foram construídos para a proteção do porto de Santos.

Em 1832, o Guarujá passou a condição de vila por decreto imperial, entretanto, nenhum outro tipo de ação urbanizadora foi efetivamente tomado até o ano de 1892, quando os empresários Antonio Prado, Elói Chaves e Elias Fausto Pacheco Jordão, acompanhando o desenvolvimento econômico de todo o estado de São Paulo, veem o grande potencial turístico das belas praias do Guarujá e instalam a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro. Pensando no desenvolvimento da ilha, encomendam dos Estados Unidos uma estrutura capaz de construir um cassino, um hotel, uma igreja e 46 chalés residenciais. Concomitantemente, o Guarujá recebe uma infraestrutura completa de água, esgoto e luz elétrica, bem como a instalação de acesso ferroviário rápido e fácil. Estrutura esta ainda não vista por muitas grandes cidades brasileiras na época.

O sucesso do empreendimento trouxe rapidamente uma boa reputação para o Guarujá, atraindo a alta sociedade paulista e, consequentemente, grande desenvolvimento econômico durante a primeira metade do século XX. Por possuir praias de encanto único, o Guarujá, na década de 1970, é nomeado internacionalmente como “Pérola do Atlântico”, título que mantém merecidamente até hoje.

Praias

O Guarujá possui 16 praias, cada uma com sua particularidade e beleza única. Algumas são urbanizadas, de fácil acesso, como Guaiúba, Astúrias, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, São Pedro e Iporanga, nas quais é possível alugar jet-skis e passear de banana-boat. Outras, mais exóticas, têm acesso apenas por barcos ou trilhas, como Éden, do Góes, Branca, Preta, Armação das Baleias, e Congava. Algumas das praias que você não pode deixar de mergulhar são:

Praia da Enseada: a mais extensa, com 7 km de extensão, na qual se localiza o Morro da Campina, também chamado de Morro do Maluf, da onde se tem exuberante vista, também é um dos pontos com a noite mais agitada e melhores restaurantes.

Praia das Pitangueiras: praia central e onde se deu o desenvolvimento inicial do Guarujá, é estão localizados os apartamentos mais luxuosos e maior comércio.

Praia do Guaiúba: uma das mais belas, apresenta 720 metros de águas calmas e rica vegetação, é ideal para pesca, mergulhos e banho com a família.

Praia do Tombo: certificada como Bandeira Azul pela Foundation for Enviromental Education, pela qualidade da água, educação ambiental, segurança e infraestrutura aos banhistas, apresenta mar bastante agitado, também é uma das praias brasileiras mais conhecidas internacionalmente por ser palco de dos mais importantes campeonatos de surf. Outra curiosidade são as grutas localizadas na encosta do morro próximo à orla.

Praia Branca: ao lado da travessia de Ferry Boat para Bertioga, o acesso é feito por trilha na mata ou barcos. Com 1.350 m de extensão, possui ondas fortes no lado esquerdo e águas mais calmas no lado direito devido à proximidade com uma ilha que pode ser alcançada a pé durante a maré baixa.

Praia Preta: de difícil acesso através da Trilha da Praia Preta, a partir da Praia Branca, cercada de morros com densa vegetação de Mata Atlântica. A trilha é uma das mais difíceis da ilha, com duração média de duas horas, contudo, o esforço é recompensado ao alcançar a Praia Preta, uma das mais desertas e intocadas da ilha.

Atrações

Localizada no pé da Serra e cercado por fortalezas, o Município de Guarujá, além das praias exuberantes, também possui uma infinidade de atrações de beleza única e cheias de história. Entre o turismo ecológico e locais históricos, as possibilidades são imensas.

Fortalezas

Das construções mais antigas da América, duas estão localizadas em Guarujá. A primeira, a Fortaleza de Santo Amaro, foi construída no início do século XVI ainda durante o domínio espanhol. Localizada às margens do estuário de Santos, entre as Praias do Góes e Praia de Santa Cruz dos Navegantes, na região sudoeste da ilha, foi transformada em presídio político no século XVII. A segunda construção, o Forte de Itapema, é o único monumento histórico de Vicente de Carvalho, construído em meados do século XVI sobre a única rocha do lado esquerdo do estuário santista, próximo ao atual Distrito de Vicente de Carvalho.

Na região de Guarujá, ainda existem outros dois fortes que merecem ser visitados: a Fortaleza de São Felipe e o Forte dos Andradas. O primeiro, localizado no extremo norte da ilha, na Ponta da Baleia, era apenas uma paliçada para defesa contra ataques indígenas, para ser construído apenas no século XVIII. Já o Forte dos Andradas, inaugurado em 1942, é a última construção do gênero no Brasil. Instalado no Morro do Monduba, no lado sul da ilha, é de fácil acesso por estrada pavimentada. O forte ainda é conservado pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea no Guarujá que o mantém aberto à visitação.

Ecologia

Com um rico ecossistema, a Ilha de Santo Amaro apresenta fauna e flora bastante diversificada. Dentro da ilha é possível encontrar um pedaço da Mata Atlântica, matas de restinga, matas rasteiras e manguezais. O principal ponto ecológico, entretanto, está localizado na Ilha dos Arvoredos, a 1,6km da costa. Local de pesquisas científicas desde 1950, é 100% autossustentável. Atualmente a Ilha dos Arvoredos é administrada pela Universidade de Ribeirão Preto, a qual oferece visitas educativas monitoradas.

Atraindo um público ainda maior, na Praia da Enseada, está o Acqua Mundo, o maior aquário de água salgada da América do Sul. Com mais de oito mil animais de 235 espécies divididos em 35 tanques gigantes, o aquário oferece visitas guiadas, oficinas temáticas, ciclo de palestras, atividades educacionais e acampamento noturno.

Apesar de uma grande frota de carros, o uso de bicicletas como meio de transporte é bastante popular entre os moradores do Guarujá. Entre os municípios da Baixada Santista com maior número de bicicletas, conta com cinco estacionamentos exclusivos, alguns inclusive com funcionamento 24 horas. Ainda, segundo dados da empresa que administra a travessia marítima entre Guarujá e Santos, em média 14 mil ciclistas utilizam os Ferry Boats diariamente.

Gastronomia

Como se não faltasse mais nada, o Guarujá oferece um roteiro gourmet de primeira qualidade. Dentro da cidade ou de frente para o mar, são inúmeras opções para todos os gostos. Para aqueles em busca de frutos do mar, a Praia do Perequê oferece a mais tradicional rota do gênero de Guarujá; já no Centro do município, na Rua Rio de Janeiro, está o melhor da cozinha internacional; já a Praia da Enseada é a melhor opção para degustar a culinária local; e para a sobremesa o melhor local é a Praia de Pitangueiras, rota especializada em doces e confeitaria.

Entre os meses de novembro e dezembro, também é realizado o Festival Gastronômico do Guarujá. Sendo o maior do gênero na Baixada Santista, reúne dezenas de restaurantes com pratos a preços promocionais, lembrando que é em Guarujá que estão os melhores restaurantes do litoral paulista.

Onde ficar

Iracemar Boutique Hotel

Rua Iracema, 96, Enseada.

A poucos metros da praia, oferece serviço de praia e sauna. Com boa localização está mesma quadra dos principais restaurantes da região.

Contato: 13 3351-3878

Site: www.iracemar.com.br

Hotel Il Faro

Rua Iracema, 42, Enseada.

Próximo ao Iracemar Boutique Hotel, o Hotel Il Faro oferece ambiente acolhedor em estilo mediterrâneo e ótima cozinha. É reconhecido com dois selos internacionais de excelência em atendimento, pela Association of Christian Hotels (Associação dos Hotéis Cristãos), da Suíça, e pelo Small Elegant Hotels (Pequenos Hotéis Elegantes), dos Estados Unidos.

Contato: 13 3351-9556

Site: www.hotelilfaro.com.br/pr/hotel.asp